Estou grávida!


“…Pensei que esta história das gravidezes precoces só acontecia àquelas miúdas lá da escola, ou então àquelas que deixaram de trabalhar para ter um filho! Vá-se lá entender…”  “Mas agora… Sr.ª enfermeira… Não posso acreditar… Aconteceu-me! Já fiz dois testes e ambos confirmam este pesadelo… Estou grávida… E agora? Só me ocorrem dúvidas e não soluções, quero uma porta de saída! Ainda por cima estou grávida do meu ex… Que, por acaso, até estamos chateados! Não lhe quero contar! Por favor não me obrigue a contar-lhe!”

“Histórias” como as desta jovem (fictícia) acontecem todos os dias… Vá… sem exageros! Comigo, se calhar, dia sim, dia não!

Atenção, o mundo não acabou e existem diversas portas de saída. Actualmente, o aborto até às dez semanas, é legal.

Existe uma consulta denominada de Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) no Centro de saúde de Amarante e de Penafiel (áreas de referência do concelho do Marco) ou então no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (Penafiel). Esta consulta é dirigida a quem procura aconselhamentos para uma gravidez não desejada, independentemente da decisão final, o aconselhamento é feito com um psicólogo, um enfermeiro e um médico. De qualquer forma se entrarem em contacto connosco através de email, poderemos ajudar cada caso em particular sem terem que se identificar.
Mas como diz o velho ditado, é melhor prevenir que remediar, para tal dispomos da consulta de planeamento familiar (gratuitas) nas quais é feito o rastreio do cancro do colo do útero (no caso de jovens sexualmente activas) e podem ser aconselhados métodos anticoncepcionais fornecidos gratuitamente pelo centro de saúde.

Para mais informações sobre este tema clica no link:

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/gravidez+e+sexualidade/ivg.htm

Contactos:
Centro saúde Penafiel: 255718530
Centro Saúde Amarante: 255431374
Hospital Penafiel: 255714000

Enfermeira Raquel Cardoso
Centro de Saúde de Marco de Canaveses